Avaliação de automonitoria em pré-escolares com diferentes repertórios sociais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3218Palavras-chave:
Habilidades sociais, Distúrbios do comportamento, Pré-escolaresResumo
Dificuldades em automonitoria estão potencialmente relacionadas a problemas de comportamento e déficits em habilidades sociais. Esclarecer essas relações, pouco investigadas na primeira infância, pode trazer contribuições teóricas e práticas para o desenvolvimento infantil. Este estudo teve como objetivo caracterizar indicadores de automonitoria (autodescrição, descrição e escolha de consequências) em pré-escolares com diferentes repertórios de habilidades sociais e comportamentos-problema. 53 pré-escolares (5-6 anos), de ambos os sexos e de escolas públicas foram avaliados por seus pais e professores em habilidades sociais e comportamentos-problema e completaram tarefas do Recurso Ilustrativo de Automonitoria. Os resultados indicaram: (a) melhores escores para crianças com habilidades sociais em todos indicadores de automonitoria; (b) correlações positivas dos indicadores com habilidades sociais e negativas com comportamentos-problema internalizantes. Discute-se a possível influência do desenvolvimento cognitivo e verbal sobre os resultados, a utilidade do recurso ilustrativo para identificar contingências em vigor e a importância de promover automonitoria na primeira infância.
Downloads
Referências
Angelini, A. L., Alves, I. C. B., Custódio, E. M., Duarte, W. F., & Duarte, J. L. M. (1999). Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Escala Especial: Manual. [Raven's Colored Progressive Matrices: Special Scale: Manual]. São Paulo, SP: CETEPP.
Arbel, R., Sofri, I., Elizarov, E., & Ziv, Y. (2021). Preschool children’s social information processing mediates the link between the quality of the parent-child relationship and the child’s learning difficulties. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(4), 1972. doi:10.3390/ijerph18041972
Bolsoni-Silva, A. T., Silveira, A. M., Cunha, E. V., Silva, L. L., & Orti, N. P. (2016). Problemas de comportamento e funcionamento adaptativo no Teacher’s Report Form (TRF): Comparações por gênero e escolaridade [Behavioral problems and adaptive functioning in teacher’s report form (TRF): Comparisons by gender and education level]. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 9(1), 141-155. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202016000100011
Crews, S. D., Bender, H., Cook, C. R., Gresham, F. M., Kern, L., & Vanderwood, M. (2007). Risk and protective factors of emotional and/or behavioral disorders in children and adolescents: A mega-analytic synthesis. Behavioral Disorders, 32(2), 64-77. doi:10.1177/019874290703200201
Crick, N. R., & Dodge, K. A. (1994). A review and reformulation of social information-processing mechanisms in children’s social adjustment. Psychological Bulletin, 115(1), 74-101. doi:10.1037/0033-2909.115.1.74
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo [Psychology of interpersonal relationships: Experiential activities for group work] (11th ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Dias, T. P., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Construção de um recurso para avaliar e promover automonitoria visando à competência social na infância [Development of a resource to assess and promote self-monitoring aimed at social competence in childhood]. Psico (Porto Alegre), 49(3), 222-230. doi:10.15448/1980-8623.2018.3.26355
Dias, T. P., Freitas, L. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2011). Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil [Validation of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales to Brazil]. Psicologia em Estudo, 16(3), 447-455. doi:10.1590/S1413-73722011000300012
Dodge, K. A. (2006). Translational science in action: Hostile attributional style and the development of aggressive behavior problems. Development and Psychopathology, 18(3), 791-814. doi:10.1017/S0954579406060391
Domitrovich, C. E., Durlak, J. A., Staley, K. C., & Weissberg, R. P. (2017). Social-emotional competence: An essential factor for promoting positive adjustment and reducing risk in school children. Child Development, 88(2), 408-416. doi:10.1111/cdev.12739
Donohue, M. R., Tillman, R., & Luby, J. (2020). Early socioemotional competence, psychopathology, and latent class profiles of reparative prosocial behaviors from preschool through early adolescence. Development and Psychopathology, 32(2), 573-585. doi:10.1017/S0954579419000397
Garrote, A. (2017). The relationship between social participation and social skills of pupils with an intellectual disability: A study in inclusive classrooms. Frontline Learning Research, 5(1), 1-15. doi:10.14786/flr.v5i1.266
Gresham, F. M. (2018). Effective interventions for social-emotional learning. New York, NY: Guilford.
Mayeux, L., & Cillessen, A. H. (2003). Development of social problem solving in early childhood: Stability, change, and associations with social competence. Journal of Genetic Psychology, 164(2), 153-173. doi:10.1080/00221320309597975
Merrell, K. W. (2002). Preschool and Kindergarten Behavior Scales (2nd ed.). Austin, TX: PRO-ED.
Muchiut, A. F., Dri, C. A., Vaccaro, P., & Pietto, M. (2020). Emocionalidad, conducta, habilidades sociales, y funciones ejecutivas en niños de nivel inicial [Emotionality, behavior, social skills and executive functions in initial level children]. Revista Iberoamericana De Psicología, 12(2), 13-23. doi:10.33881/2027-1786.rip.12202
Quiggle, N. L., Garber, J., Panak, W. F., & Dodge, K. A. (1992). Social information processing in aggressive and depressive children. Child Development, 63(6), 1305-1320. doi:10.2307/1131557
Reyna, C., Ison, M. S., & Brussino, S. (2011). Comportamiento social y procesamiento de la información social en niños argentinos [Social behavior and social information processing in Argentinean children]. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 11(1), 57-78. Retrieved from https://www.ijpsy.com/volumen11/num1/282/comportamiento-social-y-procesamiento-de-ES.pdf
Smeijers, D., Benbouriche, M., & Garofalo, C. (2020). The association between emotion, social information processing, and aggressive behavior: A systematic review. European Psychologist, 25(2), 81-91. doi:10.1027/1016-9040/a000395
Vasconcellos, S. J. L., Picon, P., Prochnow, L. P., & Gauer, G. J. C. (2006). O processamento das informações sociais em crianças e adolescentes agressivos [The processing of social information by aggressive children and adolescents]. Estudos de Psicologia (Natal), 11(3), 275-279. doi:10.1590/S1413-294X2006000300004
Ziv, Y., Kupermintz, H., & Aviezer, O. (2016). The associations among maternal negative control, children’s social information processing patterns, and teachers’ perceptions of children’s behavior in preschool. Journal of Experimental Child Psychology, 142, 18-35. doi:10.1016/j.jecp.2015.09.004
Ziv, Y., Umphlet, K. L. C., Olarte, S., & Venza, J. (2018). Early childhood trauma in high-risk families: Associations with caregiver emotional availability and insightfulness, and children’s social information processing and social behavior. Attachment & Human Development, 20(3), 309-332. doi:10.1080/14616734.2018.1446738
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.