Avaliação de automonitoria em pré-escolares com diferentes repertórios sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3218

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Distúrbios do comportamento, Pré-escolares

Resumo

Dificuldades em automonitoria estão potencialmente relacionadas a problemas de comportamento e déficits em habilidades sociais. Esclarecer essas relações, pouco investigadas na primeira infância, pode trazer contribuições teóricas e práticas para o desenvolvimento infantil. Este estudo teve como objetivo caracterizar indicadores de automonitoria (autodescrição, descrição e escolha de consequências) em pré-escolares com diferentes repertórios de habilidades sociais e comportamentos-problema. 53 pré-escolares (5-6 anos), de ambos os sexos e de escolas públicas foram avaliados por seus pais e professores em habilidades sociais e comportamentos-problema e completaram tarefas do Recurso Ilustrativo de Automonitoria. Os resultados indicaram: (a) melhores escores para crianças com habilidades sociais em todos indicadores de automonitoria; (b) correlações positivas dos indicadores com habilidades sociais e negativas com comportamentos-problema internalizantes. Discute-se a possível influência do desenvolvimento cognitivo e verbal sobre os resultados, a utilidade do recurso ilustrativo para identificar contingências em vigor e a importância de promover automonitoria na primeira infância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Talita Pereira Dias, Universidade Federal de São Carlos

    PhD researcher in Psychology at the Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brazil.

  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

    Professor of the Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brazil.

Referências

Angelini, A. L., Alves, I. C. B., Custódio, E. M., Duarte, W. F., & Duarte, J. L. M. (1999). Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Escala Especial: Manual. [Raven's Colored Progressive Matrices: Special Scale: Manual]. São Paulo, SP: CETEPP.

Arbel, R., Sofri, I., Elizarov, E., & Ziv, Y. (2021). Preschool children’s social information processing mediates the link between the quality of the parent-child relationship and the child’s learning difficulties. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(4), 1972. doi:10.3390/ijerph18041972

Bolsoni-Silva, A. T., Silveira, A. M., Cunha, E. V., Silva, L. L., & Orti, N. P. (2016). Problemas de comportamento e funcionamento adaptativo no Teacher’s Report Form (TRF): Comparações por gênero e escolaridade [Behavioral problems and adaptive functioning in teacher’s report form (TRF): Comparisons by gender and education level]. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 9(1), 141-155. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202016000100011

Crews, S. D., Bender, H., Cook, C. R., Gresham, F. M., Kern, L., & Vanderwood, M. (2007). Risk and protective factors of emotional and/or behavioral disorders in children and adolescents: A mega-analytic synthesis. Behavioral Disorders, 32(2), 64-77. doi:10.1177/019874290703200201

Crick, N. R., & Dodge, K. A. (1994). A review and reformulation of social information-processing mechanisms in children’s social adjustment. Psychological Bulletin, 115(1), 74-101. doi:10.1037/0033-2909.115.1.74

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo [Psychology of interpersonal relationships: Experiential activities for group work] (11th ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Dias, T. P., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Construção de um recurso para avaliar e promover automonitoria visando à competência social na infância [Development of a resource to assess and promote self-monitoring aimed at social competence in childhood]. Psico (Porto Alegre), 49(3), 222-230. doi:10.15448/1980-8623.2018.3.26355

Dias, T. P., Freitas, L. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2011). Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil [Validation of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales to Brazil]. Psicologia em Estudo, 16(3), 447-455. doi:10.1590/S1413-73722011000300012

Dodge, K. A. (2006). Translational science in action: Hostile attributional style and the development of aggressive behavior problems. Development and Psychopathology, 18(3), 791-814. doi:10.1017/S0954579406060391

Domitrovich, C. E., Durlak, J. A., Staley, K. C., & Weissberg, R. P. (2017). Social-emotional competence: An essential factor for promoting positive adjustment and reducing risk in school children. Child Development, 88(2), 408-416. doi:10.1111/cdev.12739

Donohue, M. R., Tillman, R., & Luby, J. (2020). Early socioemotional competence, psychopathology, and latent class profiles of reparative prosocial behaviors from preschool through early adolescence. Development and Psychopathology, 32(2), 573-585. doi:10.1017/S0954579419000397

Garrote, A. (2017). The relationship between social participation and social skills of pupils with an intellectual disability: A study in inclusive classrooms. Frontline Learning Research, 5(1), 1-15. doi:10.14786/flr.v5i1.266

Gresham, F. M. (2018). Effective interventions for social-emotional learning. New York, NY: Guilford.

Mayeux, L., & Cillessen, A. H. (2003). Development of social problem solving in early childhood: Stability, change, and associations with social competence. Journal of Genetic Psychology, 164(2), 153-173. doi:10.1080/00221320309597975

Merrell, K. W. (2002). Preschool and Kindergarten Behavior Scales (2nd ed.). Austin, TX: PRO-ED.

Muchiut, A. F., Dri, C. A., Vaccaro, P., & Pietto, M. (2020). Emocionalidad, conducta, habilidades sociales, y funciones ejecutivas en niños de nivel inicial [Emotionality, behavior, social skills and executive functions in initial level children]. Revista Iberoamericana De Psicología, 12(2), 13-23. doi:10.33881/2027-1786.rip.12202

Quiggle, N. L., Garber, J., Panak, W. F., & Dodge, K. A. (1992). Social information processing in aggressive and depressive children. Child Development, 63(6), 1305-1320. doi:10.2307/1131557

Reyna, C., Ison, M. S., & Brussino, S. (2011). Comportamiento social y procesamiento de la información social en niños argentinos [Social behavior and social information processing in Argentinean children]. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 11(1), 57-78. Retrieved from https://www.ijpsy.com/volumen11/num1/282/comportamiento-social-y-procesamiento-de-ES.pdf

Smeijers, D., Benbouriche, M., & Garofalo, C. (2020). The association between emotion, social information processing, and aggressive behavior: A systematic review. European Psychologist, 25(2), 81-91. doi:10.1027/1016-9040/a000395

Vasconcellos, S. J. L., Picon, P., Prochnow, L. P., & Gauer, G. J. C. (2006). O processamento das informações sociais em crianças e adolescentes agressivos [The processing of social information by aggressive children and adolescents]. Estudos de Psicologia (Natal), 11(3), 275-279. doi:10.1590/S1413-294X2006000300004

Ziv, Y., Kupermintz, H., & Aviezer, O. (2016). The associations among maternal negative control, children’s social information processing patterns, and teachers’ perceptions of children’s behavior in preschool. Journal of Experimental Child Psychology, 142, 18-35. doi:10.1016/j.jecp.2015.09.004

Ziv, Y., Umphlet, K. L. C., Olarte, S., & Venza, J. (2018). Early childhood trauma in high-risk families: Associations with caregiver emotional availability and insightfulness, and children’s social information processing and social behavior. Attachment & Human Development, 20(3), 309-332. doi:10.1080/14616734.2018.1446738

Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Dias, T. P., & Prette, Z. A. P. D. (2022). Avaliação de automonitoria em pré-escolares com diferentes repertórios sociais. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3218. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3218