A qualidade da motivação em estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Sueli Édi Rufini Universidade Estadual de Londrina
  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina
  • Katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100007

Palavras-chave:

Motivação Intrínseca, Motivação Extrínseca, Ensino Fundamental

Resumo

A falta de motivação para a aprendizagem é um problema educacional relevante. Este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade motivacional de 1.381 estudantes do ensino fundamental, média de idade de 11,2 anos, mediante a aplicação da Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental (EMEEF). Os resultados revelaram predominância de motivação autônoma entre os participantes. Na comparação entre as variáveis, descobriu-se que a desmotivação e a motivação controlada foram maiores entre os participantes do sexo masculino, quando comparados ao sexo feminino que obteve índices superiores na avaliação da motivação autônoma. Constatou-se que a desmotivação e a motivação controlada aumentaram conforme a progressão nas séries, ao passo que a motivação autônoma diminuiu. Foram também mais desmotivados e motivados por razões controladas externamente os estudantes da rede particular, comparados aos da rede pública de ensino. Estes últimos foram significativamente mais envolvidos na escola por razões autônomas. As implicações educacionais dos resultados são consideradas na discussão.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rufini, S. Édi, Bzuneck, J. A., & Oliveira, K. L. de. (2012). A qualidade da motivação em estudantes do ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(51), 53-62. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100007