Mudança em pacientes de clínica-escola: avaliação de resultados e processos

Autores

  • Giovanna Corte Honda Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Elisa Medici Pizão Yoshida Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100009

Palavras-chave:

Processos Psicoterapêuticos, Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde), Mudança (Psicologia), Clínica-escola

Resumo

Este artigo objetivou avaliar mudanças em pacientes atendidos em clínica-escola e compreender possíveis fatores que influenciaram os resultados das psicoterapias. A amostra foi composta por nove participantes (oito mulheres e um homem), com idade igual ou superior a 33 anos, em fase de término de atendimento psicoterápico. Realizou-se entrevista individual semiestruturada para avaliar eficácia adaptativa, estágio de mudança e sintomas psicopatológicos. Utilizaram-se a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida (EDAO-R), a Escala de Estágios de Mudança (EEM) e a Escala de Avaliação de Sintomas (EAS-40). Os resultados sugerem ser possível esperar abrandamento dos sintomas psicopatológicos e progresso nos estágios de mudança. A qualidade da configuração adaptativa é mais resistente a melhoras. A aliança terapêutica positiva e a disposição do paciente como agente da própria mudança podem ter sido relevantes nos resultados das psicoterapias, ainda que não diretamente avaliados. São necessárias pesquisas longitudinais para o acompanhamento dos processos desde o início.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Honda, G. C., & Yoshida, E. M. P. (2012). Mudança em pacientes de clínica-escola: avaliação de resultados e processos. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(51), 73-82. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100009