Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino médio português

Autores

  • Ângela Sá Azevedo Universidade Católica Portuguesa de Braga
  • Paulo Cesar Dias Universidade Católica Portuguesa de Braga
  • Ana Salgado Universidade Católica Portuguesa de Braga
  • Teresa Guimarães Universidade Católica Portuguesa de Braga
  • Isabel Lima Universidade Católica Portuguesa de Braga
  • Andreia Barbosa Universidade Católica Portuguesa de Braga

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200006

Palavras-chave:

interação professor-aluno, auto-regulação, ensino fundamental, matemática

Resumo

Este artigo teve como objetivo explorar a relação entre a percepção do comportamento do professor e auto-regulação da aprendizagem na Matemática. As respostas de 625 alunos do 3ºciclo do Ensino Médio Português (7º ao 9º anos) aos questionários QIPBásico e IPAAr permitiram perceber diferenças nas variáveis supracitadas em função do sexo, da idade, do ano de escolaridade e do número de retenções, do nível educacional dos pais, do sexo do professor de Matemática e do número de anos com o mesmo professor. As conclusões mais relevantes para a prática pedagógica prendem-se à relação positiva entre a auto-regulação da aprendizagem dos alunos e a percepção de liderança, apoio e compreensão por parte dos professores, e relação negativa entre a auto-regulação e a percepção de insatisfação, insegurança e repreensão dos seus professores.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Azevedo, Ângela S., Dias, P. C., Salgado, A., Guimarães, T., Lima, I., & Barbosa, A. (2012). Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino médio português. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(52), 197-206. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200006