Modelos lógicos e avaliações de treinamentos organizacionais

Autores

  • Sônia Maria Souza Damasceno Universidade de Brasília
  • Gardênia Abbad Universidade de Brasília
  • Pedro Paulo Murce Meneses Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200008

Palavras-chave:

treinamento de pessoal, avaliação de programa, avaliação de necessidades, avaliação de recursos humanos

Resumo

A área de treinamento tem produzido pouco sobre análises organizacionais, de forma que avaliações de treinamento em níveis abrangentes tendem a ser escassas na literatura científica. Este estudo teve por objetivo propor um modelo lógico de avaliação de treinamento sobre o desempenho de uma organização pública, bem como testar sua avaliabilidade. Para tanto, foi realizada entrevista coletiva com 11 funcionários para identificação de treinamento capaz de alterar o desempenho da organização, entrevista com um funcionário para escolha de indicadores de desempenho organizacional sensíveis ao treinamento, entrevistas com sete funcionários com vistas à seleção de material para proposição do modelo, grupo focal com 28 funcionários para validação do modelo lógico. Ainda que a avaliabilidade do curso não tenha sido plenamente constatada, o modelo lógico permitiu a clarificação das relações entre o treinamento e o desempenho organizacional, principal entrave em processos avaliativos desta natureza.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Damasceno, S. M. S., Abbad, G., & Meneses, P. P. M. (2012). Modelos lógicos e avaliações de treinamentos organizacionais. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(52), 217-228. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200008