Descrições emocionais e comportamentais de eventos por crianças pré-escolares

Autores

  • Gabriela Pavarini Universidade de Cambridge
  • Débora de Hollanda Souza Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300006

Palavras-chave:

cognição social, desenvolvimento emocional, pré-escolares

Resumo

Crianças em idade pré-escolar já se interessam pelos estados mentais alheios. O presente estudo teve por objetivo investigar se o interesse por estados mentais alheios se reflete nas preferências de crianças entre quatro e seis anos de idade por descrições emocionais e/ou comportamentais de eventos e se há correlação entre essas preferências e sua compreensão emocional. Trinta e sete crianças (21 meninas e 16 meninos) foram solicitadas a descrever quatro cenas de filmes e foram avaliadas quanto à compreensão de emoções. Os resultados revelaram um efeito de idade para a frequência de descrições emocionais, F(2, 34) = 6,7, p < 0,01, bem como uma correlação entre a frequência de descrições emocionais e o nível de compreensão emocional dos participantes, (r = 0,55, p < 0,001). Esses dados são consistentes com evidências de um aumento na produção espontânea de termos emocionais no período pré-escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pavarini, G., & Souza, D. de H. (2012). Descrições emocionais e comportamentais de eventos por crianças pré-escolares . Paidéia (Ribeirão Preto), 22(53), 347-353. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300006