Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade

Autores

  • Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília
  • Andréia Crispim Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Isabela de Oliveira Rosa Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Silvia Guimarães de Paulo Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012

Palavras-chave:

prevenção, programa de atendimento domiciliar, avaliação de programa, comportamento de apego, violência na família

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar um programa longitudinal de apoio à transição para a parentalidade por meio da avaliação de necessidades e de processo. Um casal participou de uma intervenção longitudinal, com nove visitas domiciliares, focadas no desenvolvimento de habilidades parentais e empoderamento da dupla. As interações pais-bebê e reações do casal à intervenção foram gravadas em vídeo e posteriormente registradas no Protocolo de Avaliação de Processo. A análise dos dados evidencia que o casal sentiu-se satisfeito com o programa e fez uso das informações e estratégias recebidas, com impacto positivo nas dimensões da conjugalidade, com melhor comunicação e solução de problemas interpessoais e da parentalidade, com a construção de conhecimentos sobre o desenvolvimento do bebê, mudanças em crenças sobre práticas educativas parentais violentas, responsividade na relação com o bebê e menor estresse parental. São recomendadas replicações deste estudo em amostras maiores e avaliação de follow-up.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Murta, S. G., Rodrigues, A. C., Rosa, I. de O., & Paulo, S. G. de. (2012). Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade . Paidéia (Ribeirão Preto), 22(53), 403-412. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012