Percepção de apoio social na adolescência: análise fatorial confirmatória da escala Social Support Appraisals

Autores/as

  • Cristina Antunes Universidade do Porto
  • Anne Marie Fontaine Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300005

Palabras clave:

Adolescência, apoio social, análise fatorial confirmatória

Resumen

Durante a adolescência, a percepção de apoio social parece estar relacionada com o ajustamento psicossocial do adolescente e com o processo de desenvolvimento da sua auto-estima e da sua identidade. Este estudo aprecia algumas das qualidades psicométricas de um instrumento construído por Vaux para avaliar a percepção dos adolescentes do apoio emocional recebido da família, dos amigos e dos professores, o Social Support Appraisal (SSA). A sua consistência interna em estudantes portugueses do 7º ao 12º ano de escolaridade é satisfatória e melhora com a progressão na escolaridade. A sua estrutura, evidenciada graças ao recurso à técnica de modelação de estruturas covariantes (análise fatorial confirmatória, com o programa EQS, Bentler) revelou-se multidimensional e hierárquica, formada por um fator de segunda ordem e por três fatores de primeira ordem, que diferenciam a percepção de apoio social dos amigos, dos professores e da família.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2005-12-01

Número

Sección

Research Reports

Cómo citar

Antunes, C., & Fontaine, A. M. (2005). Percepção de apoio social na adolescência: análise fatorial confirmatória da escala Social Support Appraisals . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(32), 355-366. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300005