Mudança de atitudes sociais em relação à inclusão

Autores/as

  • Sadao Omote Universidade Estadual Paulista de Marília; FFC
  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista de Marília; FFC
  • Luciana Ramos Baleotti Universidade Estadual Paulista de Marília; FFC
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Universidade Estadual Paulista de Marília; FFC

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300008

Palabras clave:

educação especial, inclusão, atitudes sociais, formação do professor

Resumen

Este artigo relata um estudo sobre a mudança de atitudes sociais em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Participaram do estudo 56 alunos do CEFAM, distribuídos em dois grupos. Com base em algumas técnicas de modificação de atitudes sociais, foram organizadas atividades direcionadas à temática da inclusão, na forma de um curso de 14 horas distribuídas em sete encontros semanais de duas horas. As atitudes sociais em relação à inclusão foram mensuradas antes e depois dessa intervenção, por meio da Escala Lickert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI). Em ambos os grupos, os escores do pós-teste são significantemente maiores que os do pré-teste, indicando que as atitudes sociais de futuros professores do Ensino Fundamental, em relação à inclusão, se tornaram mais favoráveis. É discutida a importância de se incluírem no currículo de formação de professores atividades capazes de modificar suas atitudes sociais.

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Publicado

2005-12-01

Número

Sección

Research Reports

Cómo citar

Omote, S., Oliveira, A. A. S. de, Baleotti, L. R., & Martins, S. E. S. de O. (2005). Mudança de atitudes sociais em relação à inclusão . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(32), 387-396. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300008