Estabilidades e mudanças em padrões familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado

Autores

  • Maria Auxiliadora Dessen Universidade de Brasília
  • Adriane Corrêa Szelbracikowski Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100010

Palavras-chave:

família, crianças pré-escolares, problemas de comportamento exteriorizado, relações parentais, estresse parental

Resumo

A literatura sobre crianças com problemas de comportamento exteriorizado tem enfatizado a necessidade de descrever a origem e a evolução desses comportamentos. Este estudo visa comparar as continuidades e mudanças no perfil cognitivo, no estresse parental e na qualidade das relações familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado. Participaram da coleta de dados sete crianças pré-escolares morando com ambos os pais biológicos, com a mãe e o padrasto ou com apenas um genitor. Foram aplicados testes de avaliação cognitiva às crianças e, aos genitores/padrastos, questionário, entrevista semi-estruturada e escala de estresse parental, em dois momentos, ao longo de um ano. Os resultados mostram que houve uma melhora no perfil cognitivo das crianças; alterações na percepção dos genitores/padrastos quanto às características das crianças, ao modo de vida e relacionamento familiar; e estabilidade nos índices de estresse parental. Para compreender melhor a evolução dos comportamentos exteriorizados é preciso implementar pesquisas longitudinais.

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Publicado

2006-04-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Dessen, M. A., & Szelbracikowski, A. C. (2006). Estabilidades e mudanças em padrões familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(33), 71-80. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100010