Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista

Autores/as

  • Norma Lucia Neris de Queiroz Universidade de Brasília
  • Diva Albuquerque Maciel Universidade de Brasília
  • Angela Uchôa Branco Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005

Palabras clave:

Brincadeira, Abordagem Sociocultural, Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil

Resumen

Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.

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Publicado

2006-08-01

Número

Sección

Theoretical Research

Cómo citar

Queiroz, N. L. N. de, Maciel, D. A., & Branco, A. U. (2006). Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(34), 169-179. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005