Mudanças geradas pela internet no cotidiano escolar: as reações dos professores

Autores/as

  • Rosane de Albuquerque dos Santos Abreu Universidade Federal Rio de Janeiro; Colégio de Aplicação
  • Ana Maria Nicolaci-da-Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200007

Palabras clave:

Internet, Informação, Conhecimento, Professores, Conflitos Internos

Resumen

A Internet gerou novas formas de produção, divulgação e armazenamento de conhecimentos e informações, as quais têm provocado profundas mudanças nos processos pedagógicos tradicionais. A análise de 20 entrevistas realizadas com professores do ensino Fundamental e Médio de escolas particulares do Rio de Janeiro foi reveladora. Suas respostas, reações, comentários e atitudes indicam que tais mudanças os têm atingido profundamente e feito enfrentar dolorosos conflitos internos. Mesmo assim, eles estão conscientes de que precisam aprender a lidar com alguns dos novos fenômenos produzidos pela Internet, principalmente com o excesso, a superficialidade e a renovação constante de informações. Por isso mesmo estão: revendo os conceitos de informação e conhecimento; reformulando práticas pedagógicas tradicionalmente usadas na pesquisa escolar; tentando se adaptar às transformações na tradicional relação professor-aluno na qual antes eram poderosos e privilegiados transmissores de conhecimento; finalmente, alterando a própria concepção do que significa ser professor hoje.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2006-08-01

Número

Sección

Empirical Research

Cómo citar

Abreu, R. de A. dos S., & Nicolaci-da-Costa, A. M. (2006). Mudanças geradas pela internet no cotidiano escolar: as reações dos professores . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(34), 193-203. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200007