Uso de estratégias de leitura por alunos do ensino médio

Autores/as

  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly Universidade São Francisco
  • Lílian Mendes dos Santos Universidade São Francisco
  • Janete Aparecida da Silva Marini Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200008

Palabras clave:

Avaliação, Metacognição, Escala

Resumen

O presente estudo verificou o uso de estratégias metacognitivas de leitura por alunos do ensino médio. Participaram 487 alunos do ensino médio de escolas públicas, 55,7%, e particulares ,44,3%, sendo 58,3% do sexo feminino. A idade variou de 14 a 21 anos com média de 16,2 anos e desvio padrão de 1,27. O procedimento utilizado foi a aplicação coletiva por classe de uma escala de estratégias metacognitivas de leitura. Os resultados revelaram que as mais utilizadas pelos participantes foram as de solução de problemas, especialmente durante a leitura. Os participantes do sexo feminino (M=46,10; DP=12,42) demonstraram utilizar estratégias de leitura mais freqüentemente que os do masculino (M=39,13; DP=13,94). Houve diferenças estatisticamente significativas quanto ao uso de estratégias metacognitivas de leitura entre 15 e 17 anos [F(7,480)=2,33; p<0,02]. Verificou-se diferença de uso também entre a primeira série do ensino médio em relação a terceira e habilitação ao magistério [F(3,484)=12,36; p<0,00].

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2006-08-01

Número

Sección

Empirical Research

Cómo citar

Joly, M. C. R. A., Santos, L. M. dos, & Marini, J. A. da S. (2006). Uso de estratégias de leitura por alunos do ensino médio . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(34), 205-213. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200008