Diferenças de gênero no brincar de crianças pré-escolares e escolares na brinquedoteca

Autores

  • Fernanda Wanderlind Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Dal Forno Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Janete Hansen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samira Mafioletti Macarini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luis Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200014

Palavras-chave:

Brincadeira, Brinquedoteca, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal caracterizar o brincar de meninos e meninas em duas brinquedotecas, uma na pré-escola e outra no ensino fundamental. Participaram do primeiro nove meninos e dez meninas; e do segundo, onze meninas e treze meninos. Em ambos os contextos, verificaram-se a predominância de brincadeiras entre crianças de mesmo sexo. Houve predomínio de brincadeiras solitárias na pré-escola, e de brincadeiras em grupo no ensino fundamental. Meninas, nos dois contextos, brincaram significativamente mais de faz-de-conta e com brinquedos para o desenvolvimento afetivo do que meninos. Estes, em comparação com meninas, na pré-escola, brincaram significativamente mais de brincadeira realística e com brinquedos que reproduzem o mundo técnico. No ensino fundamental, meninos brincaram significativamente mais de brincadeira turbulenta e sem brinquedo do que meninas. Os resultados são discutidos com base nas características das crianças e também em função dos contextos das brinquedotecas.

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Publicado

2006-08-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Wanderlind, F., Martins, G. D. F., Hansen, J., Macarini, S. M., & Vieira, M. L. (2006). Diferenças de gênero no brincar de crianças pré-escolares e escolares na brinquedoteca . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(34), 263-273. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200014