Sentido de número na infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos

Autores

  • Heloiza Helena de Jesus Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000200003

Palavras-chave:

Sentido de número, Desenvolvimento numérico, Desenvolvimento cognitivo, Educação infantil

Resumo

A presente revisão tem o objetivo de analisar o que estudos acadêmicos e experimentais têm revelado sobre os processos cognitivos de desenvolvimento envolvidos na conceituação de número pela criança. Presentemente, dois grupos de orientações teóricas opostas têm argumentado sobre a natureza da habilidade numérica das crianças. Apesar de inconcluso o debate, estudos revistos neste artigo parecem apontar para a existência de uma interconexão entre conceitos e procedimentos no processo de construção do sentido de número. Veremos, também, como a qualidade do sentido de número construído pelas crianças pode estar relacionada com o desempenho acadêmico na área da matemática.

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Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

Barbosa, H. H. de J. (2007). Sentido de número na infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(37), 181-194. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000200003