A intencionalidade da consciência no processo educativo segundo Paulo Freire

Autores

  • Paulo César de Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Patricia de Carvalho Universidade Vale do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000200006

Palavras-chave:

Intencionalidade, Consciência, Educação

Resumo

Esse estudo trata a questão da intencionalidade da consciência no processo educativo. O objetivo é mostrar que a conscientização, finalidade última da educação, somente é alcançada mediante a consciência de que o homem está no mundo e com o mundo. A metodologia utilizada consistiu na análise de algumas obras de Paulo Freire que nos permitiram perceber que é, justamente, na praxis, que o homem toma consciência. A esse processo dá-se o nome de "conscientização". Percebeu-se, nesse estudo, que existe uma relação de profunda dependência entre o processo de conscientização, o processo educacional e o processo concreto de libertação do homem.

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Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

Oliveira, P. C. de, & Carvalho, P. de. (2007). A intencionalidade da consciência no processo educativo segundo Paulo Freire . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(37), 219-230. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000200006