Injustiça, autonomia moral e organização escolar: análise exploratória de relações

Autores

  • Roseli Fischmann Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300003

Palavras-chave:

Diversidade, Direitos humanos, Autonomia moral, Minorias, Educação

Resumo

Este artigo procura analisar aspectos do solapamento da autonomia moral dos indivíduos no interior de organizações, em especial da escola, e sua relação com a construção democrática, a partir do debate da relação entre diversidade e direitos humanos, tomados como "conhecimento histórico profético", segundo Bobbio. Toma como base para propor o questionamento as relações: entre indivíduos e grupos, de acordo com Lorenz e Bobbio; entre organizações e seus membros, conforme Weber e Habermas; entre processos e práticas organizacionais e a capacidade de resistência e autonomia, segundo Kelman, Moore-Jr e Adorno. Procura explorar possibilidades para a educação, em face dessas relações, de forma a ser promotora da autonomia individual e da democracia.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

Fischmann, R. (2007). Injustiça, autonomia moral e organização escolar: análise exploratória de relações . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(38), 321-330. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300003