O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura

Autores

  • Rejane Arruda Ribeiro Universidade de Brasília
  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010

Palavras-chave:

Criatividade, Práticas docentes, Ensino superior, Cursos de licenciatura

Resumo

Este estudo examinou a percepção de 82 professores universitários, de cursos de licenciatura, de instituições do Distrito Federal, acerca da extensão em que suas práticas docentes favorecem o desenvolvimento da criatividade de seus estudantes, bem como possíveis barreiras à sua criatividade pessoal. O estudo verificou ainda a percepção de 1396 estudantes acerca destas práticas docentes. Foram utilizados o Inventário de Práticas Docentes e o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal. Os resultados indicaram que a percepção de professores acerca das práticas docentes foi mais favorável comparada a dos estudantes. Além disso, a percepção de estudantes de semestres avançados foi mais favorável do que a de estudantes de semestres iniciais em relação aos fatores medidos pelo Inventário de Práticas Docentes. Estudantes de instituições particulares avaliaram mais positivamente fatores deste inventário do que estudantes de instituição pública. Falta de Tempo/Oportunidade foi apontada pelos professores como a principal barreira à criatividade pessoal.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Ribeiro, R. A., & Fleith, D. de S. (2007). O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(38), 403-416. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010