Crianças e adolescentes com HIV/Aids: revisão de estudos sobre revelação do diagnóstico, adesão e estigma

Autores

  • Camila Peixoto Pessôa Guerra Universidade de Brasília
  • Eliane Maria Fleury Seidl Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100008

Palavras-chave:

Síndrome da imunodeficiência adquirida, crianças, adolescentes, estigma

Resumo

O artigo discute os temas revelação do diagnóstico, adesão e estigma relativos a crianças e adolescentes infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A revisão da literatura incluiu artigos nacionais e internacionais, publicados a partir do ano 2000, e foi realizada por meio de buscas eletrônicas em bases de dados. Foram selecionados vinte e um artigos, duas dissertações de mestrado e cinco publicações institucionais. Concluiu-se que a revelação do diagnóstico tende a ser postergada pelos cuidadores. O medo do estigma pode dificultar a comunicação clara sobre a enfermidade e o tratamento, com repercussões negativas sobre os níveis de adesão de crianças e adolescentes soropositivos. Diante dos desafios identificados, pesquisas e recomendações são sugeridas no sentido de nortear a prática profissional de equipes de saúde que prestam assistência a essa clientela.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guerra, C. P. P., & Seidl, E. M. F. (2009). Crianças e adolescentes com HIV/Aids: revisão de estudos sobre revelação do diagnóstico, adesão e estigma . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(42), 59-65. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100008