Vivência profissional: subsídios à atuação em HIV/Aids

Autores

  • Joana Filipa Afonso Monteiro Universidade de São Paulo
  • Marco Antonio de Castro Figueiredo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100009

Palavras-chave:

Síndrome da imunodeficiência adquirida, formação profissional, subjetividade

Resumo

No contexto do HIV/Aids, alguns desdobramentos psicossociais são elementos-chaves para a concepção de projetos voltados à superação de dificuldades determinadas pela racionalidade das abordagens especializadas. Este trabalho visou identificar, no processo de atendimento a pessoas com Aids, alguns elementos emergentes da relação terapêutica, com o objetivo de subsidiar a concepção de programas de formação profissional. Entrevistas semiestruturadas com dez profissionais junto a um hospital-escola do interior de São Paulo permitiram estabelecer seis categorias temáticas relacionadas ao contexto do atendimento em HIV/Aids: tratamento dispensado, relação estabelecida, limites da atuação, abordagens teleológicas, apropriação do trabalho e contraponto às vivências da atuação. Tais resultados demonstram que o atendimento a pessoas com HIV/Aids exige outros elementos, além do conhecimento técnico especializado, determinando uma simetria no estabelecimento do vínculo profissional-paciente e viabilizando uma construção conjunta com o trabalho das equipes.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Monteiro, J. F. A., & Figueiredo, M. A. de C. (2009). Vivência profissional: subsídios à atuação em HIV/Aids . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(42), 67-76. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100009