Exploração vocacional em adolescentes: avaliação de uma intervenção em classe

Autores

  • Martina Königstedt Universidade do Minho
  • Maria do Céu Taveira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300003

Palavras-chave:

orientação vocacional, adolescência, desenvolvimento

Resumo

Analisa-se o impacto de uma intervenção psicológica na exploração e tomada de decisão vocacional em adolescentes portugueses. Em contexto curricular e de classe, desenvolveram-se actividades de exploração do meio e do Eu com 39 alunos e 43 alunas do 9º ano, entre 13 e 17 anos (M=14,4, DP=0,95). Em um design pré/pós-teste, aplicaram-se o Career Exploration Survey (CES) e o Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Os resultados do teste do sinal evidenciaram ganhos significativos (p<0,01) nas dimensões de exploração e diminuição significativa da falta de informação profissional (p<0,01) e do total das dificuldades de decisão (p<0,05). Observou-se um padrão de correlações negativas (ró de Spearman) entre as duas medidas vocacionais, evidenciando uma relação entre a informação explorada na intervenção e a diminuição das dificuldades de decisão por falta de motivação. Em geral, os resultados suportam a importância do papel da exploração da carreira na diminuição das dificuldades de tomada de decisão.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Königstedt, M., & Taveira, M. do C. (2010). Exploração vocacional em adolescentes: avaliação de uma intervenção em classe . Paidéia (Ribeirão Preto), 20(47), 303-312. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300003