Crianças pré-escolares e suas concepções de família

Autores

  • Maria Auxiliadora Dessen Universidade de Brasília
  • Patrícia Cristina Campos Ramos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300007

Palavras-chave:

pré-escolares, família, estrutura familiar

Resumo

Para compreender o desenvolvimento e a diversidade da família contemporânea, faz-se necessário conhecer as concepções de família na perspectiva de crianças pré-escolares. Participaram deste estudo 33 crianças com idades de três, quatro e cinco anos: 15 do Grupo A (ambos os genitores com ocupação remunerada) e 18 do Grupo B (apenas o pai com ocupação remunerada). Os participantes foram entrevistados sobre suas concepções de família e referiram-se à composição familiar, à coabitação e ao cumprimento das funções de provedora, cuidadora e socializadora. As crianças consideraram como parte da composição da família: o núcleo familiar, membros da família extensa, padrinhos, amigos e animais de estimação. Porém, houve maior ênfase à função socializadora no Grupo B do que no Grupo A e as definições foram mais abstratas e complexas entre crianças de cinco anos. Os dados indicam que as concepções das crianças sobre os atuais modos de vida das famílias precisam ser investigadas em uma perspectiva longitudinal e transcultural.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dessen, M. A., & Ramos, P. C. C. (2010). Crianças pré-escolares e suas concepções de família . Paidéia (Ribeirão Preto), 20(47), 345-357. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300007