Desenvolvimento, escolarização e síndrome de Down: expectativas maternas

Autores

  • Laura Kolberg Lipp Universidade Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo
  • Fernanda de Oliveira Martini Universidade Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo
  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto Universidade Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300009

Palavras-chave:

síndrome de Down, desenvolvimento humano, educação especial

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar as expectativas maternas em relação ao desenvolvimento e escolarização do filho com síndrome de Down, a partir de uma perspectiva psicanalítica. Foi realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevistas, que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas, a partir de análise qualitativa de conteúdo. Participaram do estudo 12 mães de pessoas com síndrome de Down, com idades entre dois meses e 23 anos. Os resultados revelaram que o diagnóstico de síndrome de Down gera impacto nas mães. Em decorrência disso, as mães apresentaram dificuldade de construir expectativas em relação ao desenvolvimento e escolarização. Ressalta-se a importância do apoio e acompanhamento da mãe, no que se refere ao exercício da maternidade, bem como de professores que acompanharão o aluno com síndrome de Down a partir da idade escolar.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lipp, L. K., Martini, F. de O., & Oliveira-Menegotto, L. M. de. (2010). Desenvolvimento, escolarização e síndrome de Down: expectativas maternas . Paidéia (Ribeirão Preto), 20(47), 371-379. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300009