Habilidades verbais e recursos imagéticos na coerência narrativa de eventos autobiográficos

Autores

  • Luciano da Silva Alencastro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Ferreira Piccoli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • William Barbosa Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300002

Palavras-chave:

narrativas, memória autobiográfica, estilo cognitivo

Resumo

A qualidade da narrativa autobiográfica parece depender tanto de habilidades verbais (estilo e coerência), quanto de recursos imagéticos. No entanto, não se sabe qual o impacto de estilos cognitivos verbal/visual na evocação das lembranças que compõem a narrativa. Oitenta e dois estudantes universitários dos cursos de psicologia, letras, biomedicina e odontologia, com idades entre 17 e 54 anos (média = 22,66 anos; DP = 6,2), relataram um evento autobiográfico e responderam a questionários sobre memória autobiográfica, estilos cognitivos visual-verbal, e imaginação. Os resultados não indicaram a presença de referências visuais na narrativa autobiográfica, mas apontaram para diferenças quanto a estilo verbal, número de palavras e coerência narrativa entre grupos de estudantes (psicologia e letras versus odontologia e biomedicina). A interação entre as três variáveis foi sustentada pela correlação entre coerência narrativa e número de palavras (r = 0,769; p = 0,001), e pelos diferentes perfis narrativos entre cursos universitários.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alencastro, L. da S., Piccoli, L. F., & Gomes, W. B. (2011). Habilidades verbais e recursos imagéticos na coerência narrativa de eventos autobiográficos . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(50), 299-308. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300002