Sentido de Vida, Bem-Estar Psicologico e Qualidade de Vida em Professores Escolares

Autores

  • Bruno Figueiredo Damasio Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pos-Graduacao
  • Romulo Lustosa Pimenteira de Melo Universidade Federal da Paraiba; Programa de Pos-Graduacao
  • Joilson Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe; Departamento de Educacao

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272354201309

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar os índices de sentido de vida (SV), de bem-estar psicológico (BEP) e de qualidade de vida (QV) em uma ampla amostra de professores escolares, e observar como o SV poderia atuar como variável moderadora da relação entre o BEP e a QV geral. Participaram do estudo 517 professores, de 57 escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, sendo 174 homens e 343 mulheres (idade média de 36,5 anos, DP = 10,34). Os resultados demonstraram que uma parcela significativa de profissionais apresentou índices negativos de SV, BEP e QV. Análises inferenciais apresentaram o SV como uma variável preditora tanto de BEP quanto de QV. Análises de moderação demonstraram que o BEP e a QV geral apresentam correlações distintas para sujeitos com alto e com baixo nível de SV. Reflexões para pesquisas futuras e intervenções em saúde do trabalhador são apontadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Damasio, B. F., Melo, R. L. P. de, & Silva, J. P. da. (2013). Sentido de Vida, Bem-Estar Psicologico e Qualidade de Vida em Professores Escolares. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 73-82. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201309