Analise Multimodal da Competencia Social Estimada e Observada de Pre-Escolares com/sem Comportamentos Problematicos

Autores

  • Talita Pereira Dias Universidade Federal de Sao Carlos
  • Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil Universidade Federal de Sao Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de Sao Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272355201307

Resumo

Habilidades sociais competem com comportamentos problemáticos, e a combinação destes aspectos pode levar a diferenças na competência social. Este estudo teve como objetivo avaliar diferenças e semelhanças na competência social de 26 pré-escolares em função de: (1) grupos a que pertenciam, sendo um com habilidades sociais e três com comportamentos problemáticos (internalizantes, externalizantes e mistos); (2) tipos de avaliação, considerando-se estimativas de mães e de professoras e observação direta em situação estruturada; e (3) situações estruturadas como demandas para cinco classes de habilidades sociais. O desempenho das crianças em cada situação foi avaliado por juízes e estimado pelas mães e professoras. Verificou-se similaridade na competência social estimada por mães, professoras e no desempenho observado. Somente professoras diferenciaram os grupos (maior competência social para o grupo com habilidades sociais e menor para os grupos internalizantes e mistos). Demandas de assertividade diferenciaram os grupos. Foram discutidas as questões metodológicas e o potencial clínico-educacional das situações estruturadas para promoção de habilidades sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias, T. P., Gil, M. S. C. de A., & Del Prette, Z. A. P. (2013). Analise Multimodal da Competencia Social Estimada e Observada de Pre-Escolares com/sem Comportamentos Problematicos. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(55), 197-205. https://doi.org/10.1590/1982-43272355201307