Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem

Autores

  • Raquel Eloisa Eisenkraemer Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul
  • Antonio Jaeger Universidade de Sao Paulo
  • Lilian Milnitsky Stein Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272356201314

Resumo

Recordar informações previamente memorizadas aumenta a retenção destas informações na memória, um fenômeno chamado “efeito de testagem”. O presente estudo objetivou selecionar e avaliar artigos sobre o efeito de testagem, a fim de verificar a extensão e importância desse fenômeno, trazendo os principais resultados de pesquisas recentes. Para isto, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2006 e 2012, período em que houve um aumento expressivo na quantidade de publicações sobre este tema. A busca dos artigos foi desenvolvida nas bases de dados Web of Science, PubMed e PsycINFO. Os resultados, organizados quanto ao formato de teste (recordação e reconhecimento), indicaram que a realização de testes produz efeitos notavelmente benéficos para a retenção de memórias de longo prazo. Entretanto, uma explanação teórica referente aos processos cognitivos envolvidos neste fenômeno ainda precisa ser desenvolvida e testada uma vez que tal explicação possuiria importantes implicações para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Revisão Sistemática da Literatura

Como Citar

Eisenkraemer, R. E., Jaeger, A., & Stein, L. M. (2013). Uma Revisao Sistematica Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(56), 397-406. https://doi.org/10.1590/1982-43272356201314