Habilidades Sociais, Apoio Social e Bem-Estar de Adolescentes de Diferentes Configurações Familiares

Autores

  • Vanessa Barbosa Romera Leme Universidade Salgado de Oliveira; Universidade Salgado de Oliveira
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de São Carlos
  • Susana Coimbra Universidade do Porto; Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272560201503

Resumo

Não existe consenso na literatura quanto às influências da configuração familiar no bem-estar psicológico de adolescentes. A partir da percepção de adolescentes, este estudo avaliou a influência da configuração familiar, habilidades sociais e percepção de apoio social como possíveis variáveis preditoras do seu bem-estar psicológico. Participaram 454 adolescentes, na faixa etária entre 13 e 17 anos, de famílias nucleares, monoparentais e recasadas que frequentavam o Ensino Médio. Os participantes responderam coletivamente, em sala de aula, ao Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, à Escala de Percepção de Apoio Social e à Escala de Bem-estar Psicológico. Os resultados indicaram que a configuração familiar não está associada ao bem-estar psicológico dos adolescentes. As habilidades sociais de empatia, autocontrole, civilidade, desenvoltura social e abordagem afetiva e a percepção de apoio dos amigos e da família foram os melhores preditores do bem-estar psicológico dos adolescentes. Discute-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., & Coimbra, S. (2015). Habilidades Sociais, Apoio Social e Bem-Estar de Adolescentes de Diferentes Configurações Familiares. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 9-17. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201503