Intervenção em Autismo: Engajamento Social Implementado por Cuidadores

Autores

  • Adrine Carvalho dos Santos Universidade Federal do Pará; Universidade Federal do Pará
  • Marilice Fernandes Garotti Universidade Federal do Pará; Universidade Federal do Pará
  • Ivete Furtado Ribeiro Universidade Federal do Pará; Universidade Federal do Pará
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272560201509

Resumo

Envolver-se em estados de engajamento social com seus cuidadores é um déficit central de crianças com autismo. Este estudo verificou a efetividade de uma intervenção com cuidadores para a promoção de engajamento social em suas crianças com autismo. As interações de sete díades foram filmadas antes, durante e após a intervenção para registro da duração de onze estados de engajamento da atenção infantil, categorizados como social (ES) ou não social (ENS). Oito horas de intervenção foram divididas em encontros grupais e em monitoramentos individuais. Após a intervenção foram observadas diferenças significativas no aumento de ES e na diminuição de ENS e esses ganhos foram mantidos na avaliação de seguimento. O aumento em ES estava positivamente associado ao grau de adesão das cuidadoras ao tratamento. Concluímos que intervenções de curta duração podem capacitar cuidadores como mediadores competentes para aumentar engajamentos sociais.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santos, A. C. dos, Garotti, M. F., Ribeiro, I. F., & Bosa, C. A. (2015). Intervenção em Autismo: Engajamento Social Implementado por Cuidadores . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 67-75. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201509