Ausência de Generosidade e Obediência à Autoridade: Juízos de Professores e Crianças da Educação Infantil

Autores

  • Rosana Akemi Kawashima Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; Universidade Estadual Paulista
  • Raul Aragão Martins Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272560201514

Resumo

A Educação Infantil pode proporcionar condições para a construção dos valores morais nas crianças. O objetivo deste estudo foi investigar os juízos de professores e alunos da Educação Infantil em relação à virtude generosidade e se nesse juízo ela é mais valorizada que a obediência à autoridade. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de quatro escolas municipais, utilizando-se uma estória-estímulo sobre uma atividade com massa de modelar. Os resultados indicaram que, para a maioria dos participantes, é errada a atitude da professora da estória-estímulo em não ajudar a criança e exigir obediência primeiramente. Quanto às justificativas, para a maioria das professoras, a falta de ajuda se justifica porque a atividade de massa de modelar deve ser livre, priorizando a vontade da criança. No entanto, para a maioria das crianças, a falta de ajuda da professora é sentida como falta de atribuição de valor positivo. Além disso, foi constatado que é fraca a força da virtude generosidade entre os participantes desta pesquisa.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Kawashima, R. A., & Martins, R. A. (2015). Ausência de Generosidade e Obediência à Autoridade: Juízos de Professores e Crianças da Educação Infantil . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 115-123. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201514