Jovens pesquisadores em formação: a experiência do Graduação em Campo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.230776

Mots-clés :

Ensino de antropologia, Etnografia, Antropologia Urbana

Résumé

Este artigo reconta a experiência do Graduação em Campo,  evento realizado entre 2002 e 2018 por e para estudantes de graduação apresentarem e debaterem suas primeiras experiências de pesquisa. Se a pesquisa de campo é um rito de passagem para antropólogues em formação, organizar e executar sua apresentação e discuti-la entre pares é uma etapa primordial. Estruturado a partir do NAU, o Graduação em Campo criou uma oportunidade em âmbito nacional para estudantes se encontrarem e experimentarem, antes que outros eventos acadêmicos efetivassem espaços para a graduação.

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Biographies de l'auteur

  • Jacqueline Morais Teixeira, Universidade de Brasília

    Professora Adjunta no Departamento de Sociologia da UnB (SOL/UNB). Doutora em Antropologia Social na Universidade de São Paulo.

  • Priscila Alves de Almeida Mahe, Universidade de São Paulo

    Doutoranda e Mestra em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora vinculada ao coletivo Cóccix - Estudos (in)disciplinares do Corpo e do Território, coordenado pela Profa. Dra. Silvana Nascimento e ao Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU-USP). 

  • Rodrigo Valentim Chiquetto, Universidade de São Paulo

    Mestre em Antropologia e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo.

  • Yuri Bassichetto Tambucci, Universidade de São Paulo

    Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU-USP) e sócio da Argonautas - Pesquisa Etnográfica.

Références

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VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

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Publiée

2024-10-25

Comment citer

Teixeira, J. M., Mahe, P. A. de A., Chiquetto, R. V., & Tambucci, Y. B. (2024). Jovens pesquisadores em formação: a experiência do Graduação em Campo. Ponto Urbe, 32(Edição Especial), e230776. https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.230776