Registro projetual do processo experimental do livro-brinquedo: O Quintal do Erê
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2025.220972Palavras-chave:
Experimentação, Livro-brinquedo, Design visual, Orixás, CandombléResumo
Este artigo aborda os processos e experimentação projetual para o desenvolvimento de um livro-brinquedo intitulado O Quintal Do Erê, direcionado às crianças e aos adultos interessados em temas vinculados à ancestralidade africana no Brasil. O objetivo é registrar as reflexões resultantes da observação do percurso projetual envolvido no desenvolvimento de um livro. Buscou-se resquícios materiais e imateriais advindos da cultura africana através do “candomblé’’, com foco nos orixás e nos erês, que são seus representantes infantis. O estudo tem como propósito despertar no leitor a curiosidade para desbravar a história por trás de páginas não convencionais de um livro na forma de objeto. A pesquisa se estrutura em literatura, nos fundamentos do brincar sob a ótica da criança e na observação da construção conceitual e prática do design do livro-objeto. Valida-se a importância da experimentação como ferramenta capaz de auxiliar profissionais e estudantes em seus processos do cotidiano.
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