"Era só uma mancha na lente": debates sobre ufologia e educação da atenção
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v10i1p38-66Palavras-chave:
antropologia da ciência, science studies, ufologia, percepção e ambiente., antropologia da ufologia, controvérsias, conflito ontológicoResumo
Este trabalho tem como objetivo situar a análise que os ufólogos fazem a respeito das fotografias de discos-voadores dentro de um processo de aprendizagem que Ingold chamou de educação da atenção, de tal forma a serem capazes de discriminar o verdadeiro veículo extraterrestre de eventuais confusões ou farsas. A partir desse argumento, conforme Latour, que a crença é uma categoria inventada pelo Ocidente para desqualificar outras produções epistemológicas que se distanciam da ciência, e que isso, por sua vez, desempenha um papel fundamental no processo de desqualificação das fotografias apresentadas pelos ufólogos enquanto evidência de que estamos sendo visitados por seres extraterrestres. Nesse sentido, é preciso olhar para esses registros com seriedade de modo a entender com mais clareza a dinâmica desses coletivos ufológicos.
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