Deslocamentos tradutórios: a relação inventiva entre os Yanomami e Claudia Andujar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v11i1pe00113001Palavras-chave:
Antropologia, Fotografia, Tradução, Claudia Andujar, YanomamiResumo
A obra de Claudia Andujar pode ser pensada a partir de inúmeros prognósticos da antropologia contemporânea. Aqui, a partir da exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami, propomos uma leitura baseada nas concepções de Roy Wagner, de modo a enfatizar a capacidade humana de invenção criativa, que o estranhamento e a alteridade radical entre distintos universos de significados propiciam aos termos de uma relação. Sejam eles: os xapiri e os xamãs ou Andujar e os Yanomami – em sua composição subjetiva, como é visto nos desenhos produzidos em “peles de papel”. Portanto, entre os termos, existem deslocamentos de analogias metafóricas, que estabelecem mediação, tornam visíveis as culturas e as objetivam através da tradução mútua dos universos de significados e da suspensão de seus pressupostos convencionados a priori. Linha argumentativa, que aqui, indicará um movimento que coloca em xeque os pressupostos convencionados pelo ocidente moderno.
Downloads
Referências
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Pontos de vista sobre a floresta amazônica: xamanismo e tradução* Rio de Janeiro: MANA 4(1) p. 7-22, 1998. https://www.scielo.br/j/mana/a/pfz8Y9VPgXjm5vZbx8pTZDF/?format=pdf&lang=pt.
DE NIEMEYER CESARINO, Pedro. Claudia Andujar e a tradução xamânica. São Paulo: ZUM - Revista de Fotografia, 2019.
https://revistazum.com.br/radar/andujar-traducao-xamanica/
GARCIA SANTOS, Laymert. Projeções da terra-floresta: o desenho-imagem yanomami. São Paulo: SESC, p. 49-54, 2012-2013. https://www.laymert.com.br/yanomami/
KOPENAWA. Davi; ALBERT, Bruce. “Desenhos de escrita”; “As flores do sonho” In: A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras. p. 69-79, 455-66, 2010.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A floresta de cristal: notas sobre a ontologia dos espíritos amazônicos. São Paulo: Cadernos de Campo, 15(14-15), p. 319-338, 1991. https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50120/55708
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Primeiros Estudos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.