“Mulheres reais”: a marca Dove e o corpo feminino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i1p105-133Palavras-chave:
corpo feminino, gênero, publicidade, mídia, padrões de belezaResumo
Este trabalho analisa a Campanha pela Real Beleza, uma campanha publicitária iniciada em 2004 pela marca Dove, que afirmava democratizar a beleza feminina ao colocar em seus anúncios corpos de mulheres “reais” em vez de corpos de modelos “perfeitas”, aparentemente se contrapondo à publicidade mais comum que glorifica os corpos femininos magros e jovens. Pensando que a publicidade é uma poderosa mídia capaz de promover modelos de identidade e de comportamento, fixando o que é socialmente visto como masculino e feminino, esta investigação procura identificar que representações dos corpos femininos e que estereótipos de gênero estão presentes na campanha da Dove. Para discutir o quanto a marca se distancia ou não dos padrões de beleza insuflados pelas propagandas de cosméticos, peças impressas da Campanha, divulgadas entre os anos de 2004 a 2008, foram comparadas com peças de outras marcas de produtos de beleza do mesmo período, para que se pudesse analisar se de fato houve uma especificidade em torno dos anúncios da marca Dove.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.