Novas centrais sindicais: desafios e limites na contemporaneidade

Autores

  • Thamires Cristina da Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i2p119-143

Palavras-chave:

novo sindicalismo, centrais sindicais, governo Lula, corporativismo, capitalismo sindical

Resumo

Este artigo propõe a discussão sobre a redefinição do papel das centrais sindicais na sociedade brasileira com base na compreensão do sistema sindical contemporâneo, o qual incorpora características de continuísmo e de inovação observadas nas novas centrais sindicais que emergiram na última década. O campo de observação privilegia variações recentes da trajetória sindicalista, após o impacto da crise dos sindicatos na década de 1990, a qual despontou profundas mudanças nas relações entre o capital e o trabalho. Neste trabalho, as novas centrais sindicais representam uma ruptura com a força social assimilada por centrais sindicais tradicionais em outro referencial temporal, e projetam para o futuro da sociedade capitalista delineações institucionais que efetivam o diálogo das regulações complexas do trabalho. De forma analítica, este trabalho pretende apontar diferentes visões de sindicalismo difundido pelos representantes das novas centrais sindicais e identificar novas formatações do corporativismo sindical no Governo Lula, a fim de questionar suas práticas e interesses, e confrontá-las com a atuação de centrais sindicais tradicionais, isso por meio do material de pesquisa de campo. Esta plataforma de discussão traz uma perspectiva atualizada sobre as novas construções do sindicalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thamires Cristina da Silva
    Estudante de graduação em Sociologia e Política com ênfase na área de Ciência Política e Sociologia do Trabalho. Departamento do Núcleo de Pesquisas da Fundação.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, T. C. da. (2012). Novas centrais sindicais: desafios e limites na contemporaneidade. Primeiros Estudos, 2, 119-143. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i2p119-143