Saberes na encruzilhada: experiências e sentidos da indigenização da “cultura” no Brasil e no Pacífico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i2p166-188Palavras-chave:
objetivação da cultura, conhecimento tradicional, transformações conceituais indígenas, desenvolvimentoResumo
Este artigo tem por objetivo discutir e comparar os achados de diversas etnografias que se debruçaram sobre a questão da objetivação da cultura, revelando algumas das transformações conceituais empreendidas por povos indígenas no Brasil e, em menor medida, no Pacífico, no âmbito do diálogo entre “cultura” e cultura. Isso inevitavelmente nos leva a tecer considerações sobre o próprio estatuto do conhecimento dito tradicional e suas relações com o conhecimento dito científico e a conceber essas relações no quadro mais amplo do discurso e dos projetos de desenvolvimento. Dessa forma, concluímos que a encruzilhada de saberes engendrada por experiências de objetivação da cultura encontra atalhos nas próprias estratégias criativas de gestão dos conhecimentos tradicionais empreendidas pelos povos indígenas tanto no Brasil quanto no Pacífico. Ademais, tais estratégias podem ser vistas também como formas de enfrentamento e diálogo com as políticas de patrimonialização da cultura, que se caracterizam hoje como uma das modalidades mais novas e desafiadoras dos projetos de desenvolvimento.Downloads
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