Mulheres e RCC na América do Sul: uma revisão bibliográfica e um estudo de sites do Movimento de Renovação Carismática Católica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i4p144-155Palavras-chave:
mulheres, relações de gênero, catolicismo, Renovação Carismática CatólicaResumo
Neste trabalho procuro analisar a posição da mulher no catolicismoespecialmente na Renovação Carismática Católica (RCC) e novas comunidades a partirde uma revisão da bibliografia e também de dados coletados em sites desse movimentoe dessas comunidades no Brasil e em outros países latinos da América do Sul. Baseadana análise da bibliografia sobre mulheres no catolicismo na América Latina e tambémno estudo desses, procuro avaliar em que medida a RCC tem favorecido a presença dasmulheres nos espaços de liderança religiosa católica. O objetivo, portanto, é discutir sehouve alterações na posição da mulher no catolicismo a partir do crescimento domovimento carismático. Complemento essa discussão bibliográfica com levantamentode dados disponíveis em sites da RCC de países da América do Sul contabilizando asmulheres em cargos de liderança no movimento e nas comunidades carismáticas,buscando também refletir como as relações de gênero da sociedade em geral podeminfluenciar ou determinar a forma como as mulheres se inserem ou atuam nomovimento carismático nesses países.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.