Vivendo na Bolívia: uma análise do fluxo de estudantes brasileiros para Santa Cruz de La Sierra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i5p120-137Palavras-chave:
Bolívia, estudantes brasileiros, projetos, ritos, fluxos contemporâneosResumo
O presente artigo aborda o trânsito de estudantes brasileiros oriundos da cidade de Nova Xavantina (MT) para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com vistas a se graduarem em medicina por universidades particulares bolivianas. Ele resulta de breve inserção em campo, constituída de entrevistas semiestruturadas e observação participante, centrada na descoberta das motivações e projetos que levaram esses estudantes a se deslocarem para a Bolívia, e também de uma discussão acerca da inadequação dos termos existentes nos estudos de fluxos contemporâneos na Antropologia, especificamente da categoria “migração”, para descrever e explicar o movimento que pretendo analisar. Irei compará-lo aos movimentos de migração laboral e estudantil encontrados em estudos de fluxos; farei uso da ótica dos “ritos de passagem” e dos conceitos de projetos e campo de possibilidades para demonstrar a sua especificidade; e concluirei com a afirmação da necessidade de se pensar em novos termos em Antropologia para categorizar esse tipo novo de fluxo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.