Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet

Autores/as

  • Rosângela Araújo Darwich Universidade da Amazônia
  • Yasmin Santos Klautau Costa Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e210139

Palabras clave:

Autismo, Literatura, Habilidades sociais, Família, Regulação emocional

Resumen

Este estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rosângela Araújo Darwich, Universidade da Amazônia

    Universidade da Amazônia

  • Yasmin Santos Klautau Costa, Universidade da Amazônia

    Universidade da Amazônia, Belém, PA, Brasil

Publicado

2022-09-22

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet. (2022). Psicologia USP, 33, e210139. https://doi.org/10.1590/0103-6564e210139