O que as crianças pensam sobre o que é ser família?

Autores/as

  • Gizele Bakman Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Anna Paula Uziel Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e200209

Palabras clave:

Crianças, Família, Grupos de crianças

Resumen

Neste artigo apresentamos uma pesquisa de mestrado cujo objetivo principal foi conhecer o que crianças pensam sobre o que é família e quais critérios utilizam para defini-la. O campo da pesquisa, construído através das pistas do Método Cartográfico, consistiu em 6 entrevistas em grupo, totalizando 22 crianças entre 6 e 11 anos, moradoras da cidade do Rio de Janeiro. As entrevistas incluíram a produção de desenhos de família, recurso utilizado como disparador da discussão. Percebemos que as crianças entrevistadas experimentam flexibilidade para conjugar aspectos que consideram importantes no entendimento dos laços familiares, como afeto, convivência e relações sanguíneas, que se entremeiam, se sobrepõem, se movimentam, nos remetendo ao conceito deleuziano de dobra. Ao focalizarmos o modo como elas entrelaçam seus critérios, concluímos que nos oferecem um olhar amplo sobre as famílias, aberto à multiplicidade, dando maior importância à qualidade afetiva dos relacionamentos.

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Biografía del autor/a

  • Gizele Bakman, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Anna Paula Uziel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Publicado

2023-04-04

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

O que as crianças pensam sobre o que é ser família?. (2023). Psicologia USP, 33, e200209. https://doi.org/10.1590/0103-6564e200209