Processos de transição com ingresso de bebês na educação infantil: revisão bibliográfica

Autores/as

  • Marisa von Dentz Universidade de São Paulo
  • Cíntia Regina Czysz de Castro Universidade de São Paulo
  • Kaira Neder Universidade de São Paulo
  • Kátia de Souza Amorim Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e210045

Palabras clave:

Bebês, Instituições de educação infantil, Transição, Transição entre salas, Microtransições

Resumen

Como consequência do complexo, multifacetado e contraditório processo de aquisição de direitos das mulheres trabalhadoras e das crianças, tem havido grande aumento de frequência de bebês em instituições de educação infantil. Interrogou-se, assim, como a literatura discute a transição de cuidados/educação mais centrados em contextos domiciliares para os compartilhados com a instituição. Esta revisão bibliográfica sistemática utilizou termos transição, adaptação, bebês e creche em cinco línguas e em seis bases de dados. Os resultados indicam crescimento da temática nas duas últimas décadas, com maior produção no Brasil e nos Estados Unidos. Atentando-se à complexidade do processo, autores focalizam processos e ações antes e após o ingresso nas instituições, além de mudanças de longo tempo. Discutem-se questões teóricas, relação família-instituição, papel do professor e estratégias de acolhimento.

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Publicado

2023-04-04

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Processos de transição com ingresso de bebês na educação infantil: revisão bibliográfica. (2023). Psicologia USP, 33, e210045. https://doi.org/10.1590/0103-6564e210045