O que uma criança faz pela outra em tempos pós-pandêmicos: resultados de uma pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e230055

Palavras-chave:

psicanálise, educação especial, relações entre pares, tempos pós-pandêmicos

Resumo

Em 2022, 20 pesquisadores realizaram um estudo interventivo e qualitativo com 13 crianças de 2 a 6 anos com diagnóstico de TEA e em situação de inclusão escolar. Guiados por referências psicanalíticas, esses pesquisadores foram às escolas para investigar a eficácia do instrumento  Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições (APEGI) na detecção e no acompanhamento dos efeitos da Função do Semelhante sobre a mudança de posição subjetiva dos sujeitos da pesquisa. A metodologia foi o estudo de caso, com levantamento secundário de elementos quantitativos a partir do estudo de indicadores de acompanhamento do APEGI. Os resultados mostram que o acompanhamento foi efetivo e bem detectado pela APEGI e apontam para uma reintegração escolar parcial dessas crianças. Tendo operado em um momento pós-pandêmico, a intervenção sobre a função do semelhante foi especialmente importante para a inclusão de crianças com TEA, pouco assistidas em tempos tanto pandêmicos como pós-pandêmicos.

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Biografia do Autor

  • Maria Cristina Machado Kupfer, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Rinaldo Voltolini, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Ana Lúcia Branco Novo, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Augusta Mara Moutinho Berman Fadel, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Erika Luca de Silva, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Fabiana Sampaio Pellicciari, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Izabella Paiva Monteiro de Barros, Universidade Federal do Pará

    Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

  • Karina de Moraes Lima, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Larissa Jandyra Ramos Paula Cagnani, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

04/01/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O que uma criança faz pela outra em tempos pós-pandêmicos: resultados de uma pesquisa. (2025). Psicologia USP, 36, e230055. https://doi.org/10.1590/0103-6564e230055