A economia libidinal da governança algorítmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e230163

Palavras-chave:

governança algorítmica, plataformas algorítmicas, economia libidinal, desejo, pulsão

Resumo

Este artigo de articulação teórica, ancorado em pesquisa bibliográfica, busca examinar a economia libidinal subjacente à governança exercida em plataformas algorítmicas. A ideia é investigar como essa governança consegue mobilizar psiquicamente os usuários e comprometê-los, então, com o funcionamento das plataformas. Para tanto, aplicam-se formulações psicanalíticas de Freud e Lacan. Facetas mais gerais das plataformas são associadas a conceitos como os de objeto a, desejo, fantasia, pulsão e gozo. E certas espécies de comportamento nas plataformas, definidas como injunções de expressão, acumulação, visibilidade e normatividade, são vinculadas às pulsões parciais – respectivamente: oral, anal, escópica e invocante.

Downloads

Biografia do Autor

  • Julio Cesar Lemes de Castro, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Referências

Allcott, H., Braghieri, L., Eichmeyer, S., & Gentzkow, M. (2020). The welfare effects of social media. American Economic Review, 110(3), 629-676. doi: 10.1257/aer.20190658

Bauman, Z. (2000). Liquid modernity. Cambridge, UK: Polity.

Campos, H. (2005). O afreudisíaco Lacan na galáxia de lalíngua. Afreudite – Revista Lusófona de Psicanálise Pura e Aplicada, 1(1).

Castro, J. C. L. (2011). A palavra é a morte da coisa: simbólico, gozo e pulsão de morte. Revista Mal-estar e Subjetividade, 11(4), 1405-1428. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1518-61482011000400005&

script=sci_abstract

Castro, J. C. L. (2016). Social networks as dispositives of neoliberal governmentality. Journal of Media Critiques, 2(7), 85-102. Recuperado de https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2859826

Castro, J. C. L. (2018). Redes sociais como modelo de governança algorítmica. Matrizes, 12(2), 165-191. doi: 10.11606/issn.1982-8160.v12i2p165-191

Castro, J. C. L. (2019). Plataformas algorítmicas: interpelação, perfilamento e performatividade. Revista Famecos, 26(3), e-33723. doi: 10.15448/1980-3729.2019.3.33723

Castro, J. C. L. (2020a). Máquinas de guerra híbrida em plataformas algorítmicas. E-Compós, 23, 1929. doi: 10.30962/ec.1929

Castro, J. C. L. (2020b). Controle via agência em plataformas algorítmicas. Galáxia, São Paulo, (44), 144-157. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/44064

Chou, H.-T. G., & Edge, N. (2012). “They are happier and having better lives than I am”: the impact of using Facebook on perceptions of others’ lives. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 15(2), 117-121. doi: 10.1089/cyber.2011.0324

Dardot, P., & Laval, C. (2014). The new way of the world: on neoliberal society. London; New York: Verso.

Dean, J. (2010). Blog theory: feedback and capture in the circuits of drive. Cambridge, UK: Polity Press.

Debord, G. (1987). La société du spectacle. Paris: Gérard Lebovici.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1973). L’anti-Œdipe: capitalisme et schizophrénie (nouv. éd. augm.). Paris: Minuit.

Dijck, J., Poell, T., & Waal, M. (2018). The platform society: public values in a connective world. New York: Oxford University Press.

Dumas, T. M., Maxwell-Smith, M., Davis, J. P., & Giulietti, P. A. (2017). Lying or longing for likes? Narcissism, peer belonging, loneliness and normative versus deceptive like-seeking on Instagram in emerging adulthood. Computers in Human Behavior, 71, 1-10. doi: 10.1016/j.chb.2017.01.037

Faucher, K. X. (2018). Social capital online: alienation and accumulation. London: University of Westminster Press.

Freud, S. (1946a). Triebe und Triebschicksale. In S. Freud, Gesammelte Werke (zehnter Band: Werke aus den Jahren 1913-1917, pp. 209-232). London: Imago.

Freud, S. (1946b). Die Verdrängung. In S. Freud, Gesammelte Werke (zehnter Band: Werke aus den Jahren 1913-1917, pp. 247-261). London: Imago.

Freud, S. (1966). Charakter und Analerotik. In S. Freud, Gesammelte Werke (siebenter Band: Werke aus den Jahren 1906-1909, 20te Aufl., pp. 201-209). Frankfurt am Main: S. Fischer.

Fuchs, M., Fizek, S., Ruffino, P., & Schrape, N. (Eds.). (2014). Rethinking gamification. Lüneburg: Meson Press.

Gibson, J. J. (2015). The ecological approach to visual perception. New York; London: Psychology Press.

Goffman, E. (1959). The presentation of self in everyday life (rev. ed.). New York: Anchor.

Hagen, A. N. (2015). The playlist experience: personal playlists in music streaming services. Popular Music and Society, 38(5), 625-645. doi: 10.1080/03007766.2015.1021174

Haraway, D. J. (1991). Simians, cyborgs, and women: the reinvention of nature. New York: Routledge.

Jenner, M. (2017). Binge-watching: video-on-demand, quality TV and mainstreaming fandom. International Journal of Cultural Studies, 20(3), 304-320. doi: 10.1177/1367877915606485

Jordan, T. (1999). Cyberpower: the culture and politics of cyberspace and the Internet. London; New York: Routledge.

Kang, J., & Wei, L. (2020). Let me be at my funniest: Instagram users’ motivations for using Finsta (a.k.a., fake Instagram). The Social Science Journal, 57(1), 58-71. doi: 10.1016/j.soscij.2018.12.005

Krasnova, H., Wenninger, H., Widjaja, T., & Buxmann, P. (2013). Envy on Facebook: a hidden threat to users’ life satisfaction? In Proceedings of the 11. International Conference on Wirtschaftsinformatik. Leipzig, Germany: Institut für Angewandte Informatik an der Universität Leipzig.

Lacan, J. (1966). Écrits. Paris: Seuil.

Lacan, J. (1973). Le séminaire, livre XI: les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse. Paris: Seuil.

Lacan, J. (1973-1974). Le séminaire, livre XXI: les non-dupes errent. Inédit.

Lacan, J. (1975). Le séminaire, livre XX: encore. Paris: Seuil.

Lacan, J. (1982). O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Lupton, D. (2016). The quantified self: a sociology of self-tracking. Cambridge, UK: Polity Press.

Lyotard, J.-F. (1974). Économie libidinale. Paris: Minuit.

Marichal, J. (2012). Facebook democracy: the architecture of disclosure and the threat to public life. Farnham; Burlington: Ashgate.

Marx, K. (1964). Das Kapital: Kritik der politischen Ökonomie, Buch III – der Gesamtprozeß der kapitalistischen Produktion. In K. Marx & F. Engels, Werke (Band 25, vol. 3). Berlin: Dietz.

Montag, C., Markowetz, A., Blaszkiewicz, K., Andone, I., Lachmann, B., Sariyska, R., . . . Markett, S. (2017). Facebook usage on smartphones and gray matter volume of the nucleus accumbens. Behavioural Brain Research, 329, 221-228. doi: 10.1016/j.bbr.2017.04.035

Rader, E., & Gray, R. (2015). Understanding user beliefs about algorithmic curation in the Facebook news feed. In Proceedings of the 33. Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems – CHI’15 (pp. 173-182). New York: ACM.

Safatle, V. P. (2008). Por uma crítica da economia libidinal. Ide, 31(46), 16-26. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31062008000100004

Schüll, N. D. (2012). Addiction by design: machine gambling in Las Vegas. Princeton: Princeton University Press.

Sibilia, P. (2016). O show do eu: a intimidade como espetáculo (reed. ampl. e atual.). Rio de Janeiro, RJ: Contraponto.

Srnicek, N. (2017). Platform capitalism. Cambridge, UK: Polity.

Steers, M.-L. N., Wickham, R. E., & Acitelli, L. K. (2014). Seeing everyone else’s highlight reels: how Facebook usage is linked to depressive symptoms. Journal of Social and Clinical Psychology, 33(8), 701-731. doi: 10.1521/jscp.2014.33.8.701

Turkle, S. (2011). Alone together: why we expect more from technology and less from each other. New York: Basic Books.

Virilio, P. (2000). Polar inertia. London: SAGE.

Virilio, P. (2002). The visual crash. In T. Y. Levin, U. Frohne, & P. Weibel (Eds.), CTRL [space]: rhetorics of surveillance from Bentham to Big Brother (pp. 108-113). London: MIT Press.

Wang, S. S., Moon, S.-I., Kwon, K. H., Evans, C. A., & Stefanone, M. A. (2010). Face off: implications of visual cues on initiating friendship on Facebook. Computers in Human Behavior, 26(2), 226-234. doi: 10.1016/j.chb.2009.10.001

Downloads

Publicado

04/01/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A economia libidinal da governança algorítmica. (2025). Psicologia USP, 36, e230163. https://doi.org/10.1590/0103-6564e230163