Práticas de estranhamento, indignação e resistência

Autores

  • Cecília Maria Bouças Coimbra Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000024

Palavras-chave:

Resistência, Psicologia e Educação, Multiplicidades, Indignação

Resumo

O presente texto aponta algumas das importantes contribuições trazidas por Maria Helena Souza Patto para a Psicologia e a Educação em nosso país, em especial através de seu último livro, Exercícios de Indignação. Afirma-se ali não só a pesquisadora competente e cuidadora, a professora requisitada e respeitada, mas também a mulher solidária, amiga, acolhedora e indignada que indaga, estranha e coloca em análise o que vem sendo considerado como natural. São muitas e múltiplas Marias aqui apresentadas por uma de suas alunas da Pós-graduação da USP em 1988. Em especial toma relevo neste texto a prática cotidiana da resistência que os escritos de Maria Helena enfatizam. Resistência não como simples reação, mas como criação, produção de rupturas e afirmação de outras lógicas, de outras realidades. Essa é uma das múltiplas Marias aqui presentes.

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Publicado

2011-09-01

Edição

Seção

Sobre Maria Helena Souza Patto

Como Citar

Práticas de estranhamento, indignação e resistência. (2011). Psicologia USP, 22(3), 579-586. https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000024