Sinais dos tempos, sinais dos lugares: reconfigurações dos modos como heterossexuais pensam os gostos sexuais de homossexuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2015.102112Palavras-chave:
Gosto sexual, homossexualidade, juventude, evangélicos, socializaçãoResumo
A partir de uma etnografia realizada em uma igreja evangélica da cidade de São Paulo (Brasil), este artigo discute os nexos entre religião e sexualidade no contexto urbano. Por meio do que dizem alguns jovens heterossexuais autodeclarados frequentadores da igreja em questão, foi possível refletir sobre os aspectos de classificação, hierarquização e julgamento relacionados aos gostos sexuais dissidentes. Mais especificamente, procura-se aqui analisar a emergência e o declínio de cosmologias, discursos e estratégias socializadoras sobre a homossexualidade entre evangélicos. Examinam-se também os modos de se conceber e de se relacionar com as dissidências em torno das moralidades e das expressões da sexualidade no interior da igreja e nos ambientes urbanos de sociabilidade. O artigo apresenta, por fim, uma reflexão sobre a circulação de pessoas entre mundos sociais distintos e sobre os modos como esses jovens reconfiguram os sentidos de religião e sexualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).