Ocupando o cubo branco: reflexões sobre a entrada da pixação no mundo da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.197969

Palavras-chave:

Pixação, arte urbana, artificação, mundo da arte, São Paulo

Resumo

Neste artigo descrevemos e analisamos a entrada da pixação no mundo da arte. Ao reconstituir situações que contribuíram com este trânsito, mostramos que o estigma e criminalização desta prática na esfera pública não impediram a sua gradual entrada em certos circuitos artísticos. Embora o processo de artificação da pixação envolva diferentes eventos e sujeitos, defendemos que ele resulta em grande medida de estratégias desencadeadas pelos próprios pixadores. Tal como ocupam as superfícies da cidade, eles e elas ocuparam o mundo da arte para fundar um lugar próprio. As reflexões apresentadas se baseiam em pesquisa sobre arte urbana realizada entre os anos de 2017 e 2021, que recorreu à análise de documentos e entrevistas em profundidade com um conjunto de atores sociais envolvidos neste contexto.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Pereira de Oliveira Leal, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

    Gabriela Pereira de Oliveira Leal é doutoranda em Estudos Urbanos (NOVA FCSH & Iscte) e  pesquisadora integrada ao CICS.NOVA, onde a sua pesquisa é financiada por fundos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto «UIDP/04647/2020». É mestre em Antropologia Social e bacharel em Ciências Sociais (USP). Colabora com o GEAC-USP, integra a rede ETNO.URB e a comissão editorial da revista Ponto.Urbe (NAU-USP). As suas pesquisas estão situadas na intersecção entre a Antropologia Urbana, os Estudos Urbanos e os Hip Hop Studies.

  • Ricardo Marnoto Oliveira Campos, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

    Ricardo Marnoto Oliveira Campos é investigador principal no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (CICS.Nova) e professor convidado no Mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta). Coordenou os projectos Artcitizenship – Young people and the arts of citizenship: activism, participatory culture and creative practices (2019-2022), TransUrbArts - Emergent Urban Arts is Lisbon and São Paulo (2016-2020), com financiamento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

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Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Leal, G. P. de O., & Campos, R. M. O. (2022). Ocupando o cubo branco: reflexões sobre a entrada da pixação no mundo da arte. Revista De Antropologia, 65(3), e197969. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.197969