O precário equilíbrio entre improvisação e regras: reflexões sobre a cultura política da Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77012008000100009Palavras-chave:
regras sociais, improvisação, rumores, Guiné-BissauResumo
A tensão entre o balizamento das regras sociais e a criatividade da improvisação numa situação social caracterizada por instabilidade política extrema, estagnação econômica e crise generalizada das instituições sociais é o tema desse trabalho. A situação etnográfica estudada é a da Guiné-Bissau em 2007. O foco são os esquemas de percepção da experiência cotidiana. Os dados trabalhados são majoritariamente rumores que realizam a crônica da vida social. A questão central sobre a qual reflito é o que acontece a partir do momento em que o precário equilíbrio entre improvisação e regras é perturbado dramaticamente, quando, por exemplo, a improvisação toma o lugar das regras. O que sucede à sociedade e a seus membros quando essa tensão constitutiva da dinâmica social se dissolve no ar?Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).