Sobre a pesquisa e o registro de sonoridades: da produção cultural em antropologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2013.64503Palavras-chave:
Etnomusicologia, metodologia de pesquisa, tecnologias de gravação, música ucraniana, patrimônio imaterial.Resumo
O presente artigo discute as contingências que atuam sobre a produção de registros musicais em pesquisas de caráter etnográfico, tendo como base empírica o processo de gravação de um CD junto a interlocutoresenvolvidos com o que chamam de “música ucraniana” em diferentes cidades do Paraná. Após uma breve descrição das manifestações musicais que foram foco da pesquisa, discute-se o papel desempenhado pelos diferentes atores (humanos e não humanos) envolvidos na produção do CD: o próprio pesquisador, os interlocutores de pesquisa, as instituições financiadoras, os técnicos de gravação e as tecnologias digitais utilizadas. Reflete-se, assim, sobre o fazer do antropólogo ao longo de um processo de produção cultural, visto que o pesquisador, não sendo um mediador neutro, empresta a esta atividade a ética e a crítica próprias à disciplina, e interfere no material produzido a partir da aplicação de um dado ponto de vista teórico e metodológico.
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