Moral e emoção nos movimentos culturais: Estudo da “tecnologia social” do Grupo Cultural AfroReggae

Autores/as

  • Susana Durão
  • Maria Claudia Coelho

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.59304

Palabras clave:

Movimentos sociais, movimentos culturais, emoção, moral, Grupo Cultural AfroReggae.

Resumen

Este trabalho enfoca a relação entre moral e emoção no projetode intervenção social do Grupo Cultural AfroReggae. O grupo tem comoprincipal objetivo oferecer alternativas à entrada no tráfico de drogas aosjovens de comunidades carentes, tais como oficinas artísticas e projetos deaproximação entre segmentos da sociedade carioca, em particular a polícia eos jovens moradores de comunidades. Em seus discursos veiculados emmídias diversas, o GCAR elabora uma “imagem de si” através da repetiçãode algumas histórias. Tomamos estas histórias como “fábulas”, cuja “moral”examinamos com base em duas oposições: mártir/sobrevivente e utopia/esperança.Nossa hipótese é a da existência de um tema fundamental: a responsabilidadepara com o outro. A noção de “projeto moral” (Cole, 2003),articulada à reflexão sobre o lugar da emoção na política, embasa a análise.Os dados incluem filmes, livros, entrevistas de seus integrantes dadas à televisãoe entrevistas em profundidade realizadas com membros do grupo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2013-07-29

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Durão, S., & Coelho, M. C. (2013). Moral e emoção nos movimentos culturais: Estudo da “tecnologia social” do Grupo Cultural AfroReggae. Revista De Antropologia, 55(2). https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.59304